Esta análise do documento, ao caracterizá-lo arquivisticamente, objetiva detalhar as particularidades do seu produtor e destinatário, a sua proveniência, o seu contexto de criação (incluindo a tramitação e a legislação), entre outras características. A partir dessa análise, poder-se-á proceder à avaliação e à descrição desse documento, inserindo-o na série pertinente.
Devemos saber de que documento se trata e quais são seus iguais (tipo documental) à Juntá-los à Ordená-los em séries (o que irá definir a reunião dos documentos em uma série é a função para o qual o documento foi gerado).
1. Especificação do documento;
Qual o contexto de criação do documento?
Qual o nome/título que o documento recebeu do seu criador?
Qual a sua espécie?
Qual é a data tópica? Lembre-se: é o local em que o documento foi produzido.
E a data cronológica? É a data em que o documento foi produzido.
Qual é o seu Código de Classificação?
2. Características externas; (Revestimento físico da forma documental)
Gênero. Aí vai uma colinha: ele é textual?
Suporte. Essa é moleza...
Formato. Aí vai outra colinha: é uma folha avulsa?
Forma. Rascunho, original, cópia, minuta.
Signos especiais. Assinaturas, selos, símbolos.
3. Características internas; (Se referem à articulação intelectual da forma documental)
Entidade produtora.
Entidade receptora.
Legislação.
Função. É o objetivo para o qual o documento foi criado.
Descrição.
Trâmite. Para atingir a sua função, o documento precisa de um caminho.
Ordenação da série. Critério alfabético? Critério numérico?
Qual é a sua destinação final?
Existem informações complementares?
:)
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