O clássico na Diplomática...

/ Category:



Que o Flamengo tem a maior torcida, ninguém pode negar. Que o Corinthians tem um bando de loucos, também não. Mas, vamos à Diplomática... O que ela tem a ver com tudo isso? Vamos às respostas.


1. Levando em consideração que o corinthiano comprou sua camisa na Feira do Paraguai e que a estrela maior do símbolo estampado representa o título mundial discutido pelos torcedores, responda os seguintes pontos:

a) A camisa do corinthiano é diplomática e legalmente autêntica? Justifique.

Tamanho da fonte
Não. A Feira dos Importados é um local de vendas de produtos pirateados; por isso, podemos considerar que essa camisa é apenas uma réplica da original. Legalmente falando, o vendedor da camisa na Feira dos Importados não tem competência legal para garantir a genuinidade dessa camisa. Diplomaticamente falando, a camisa não passa de uma cópia simples da camisa original, ou seja, é uma mera transcrição do conteúdo da original, não podendo ter efeitos legais. Além do mais, alguns elementos como o tecido da camisa, a etiqueta e o selo da Nike deveriam ser analisados para garantir a autenticidade da mesma.

b) A camisa tem autenticidade histórica? Justifique.

Sim, podemos dizer que a camisa tem autenticidade histórica, pois o campeonato aconteceu; o fato foi verídico (a estrela maior representa a conquista desse campeonato). Entretanto, existem muitas polêmicas com relação ao Campeonato Mundial de Clubes do ano de 2000, organizado pela FIFA, a autoridade máxima do futebol. A indicação do Vasco da Gama e a do Corinthians é uma dessas polêmicas, pois nenhum desses times ganhou a Taça Libertadores da América; campeonato que habilita um clube América do Sul da para participar do Mundial.

2. Partindo da situação hipotética de que o flamenguista comprou a sua camisa em um site oficial e que, ao chegar em casa, o torcedor percebeu que a mesma estava marcada com uma estrela maior e cinco estrelas menores, responda os seguintes questionamentos:

a) A camisa do flamenguista é diplomática e legalmente autêntica? Justifique.

Sim. É legalmente autêntica, pois foi vendida por um representante (site oficial) competente para dizer o que diz (genuíno). E é diplomaticamente autêntica, pois foi produzida de acordo com elementos que garantam a sua existência e confiabilidade (ser vendida em um site oficial, por exemplo, demonstra quem é o vendedor da camisa e que este assume e concorda com o conteúdo e informações presentes na camisa).

b) A camisa tem autenticidade histórica? Justifique.

Sim. Mas, é necessário fazer um pequeno histórico do campeonato do ano de 1987 para entender melhor essa questão, pois existem discussões quanto ao verdadeiro campeão desse ano. Inicialmente, a CBF não organizou um campeonato (por problemas financeiros e administrativos) para esse ano. Por isso, os treze maiores clubes brasileiros se reuniram para organizar um campeonato nacional, chamado de Copa União (a CBF apoiou a iniciativa, apesar de fazer algumas exigências). O Flamengo alegava ser vitorioso na etapa que envolvia o Clube dos 13. Mas, de acordo com uma regra proposta pela CBF, o campeão do módulo verde (Flamengo) deveria jogar contra o Sport, campeão do módulo amarelo (em jogos realizados pela CBF). O Flamengo se recusou a jogar; até porque o Clube dos 13 rejeitou a idéia, argumentando que a Copa União já tinha tabela, regulamento e taça própria. A CBF não reconhece o Flamengo como campeão desse ano. Sendo assim, o Flamengo, para a CBF, é penta campeão. Como a camisa ilustrada na imagem tem uma estrela maior (mundial de clubes) e apenas cinco menores (campeonato brasileiro), podemos dizer que ela tem autenticidade histórica, pois atesta que um fato ocorreu, que é verdade.

c) As camisas são genuínas?

A partir das situações apresentadas, podemos dizer que apenas a camisa do Flamengo é genuína.




O que fica claro, apesar de tudo, é que o Mengão, para nós torcedores fanáticos, é HEXA campeão e dono da maior da torcida do mundo.

"Dale, dale, dale ô, dale, dale, dale ô, dale, dale, dale ô, Mengão do meu coração..."


:)

Fonte: Wikipédia
Post Publicado por: Marianna Cardoso

3 comentários:

Thalissa Amália Velter said on 22 de junho de 2010 às 04:47  

Se vcs continuarem assim, principalmente com a atividade "o Clássico na diplomática" e a atividade de responder as questões do blog Arquivistas Peregrinos, irão, com certeza, tirar um notão na prova.

Thaiane Honda said on 22 de junho de 2010 às 06:06  

http://diploarte.blogspot.com/2010/06/blog-de-cara-nova.html

Pessoal, mudamos o layout do Blog e precisamos da opinião de vocês para saber se ele agradou...
Aguardamos sua participação.

Gratos,
Diploarte.

Rodrigo Ávila said on 23 de junho de 2010 às 05:20  

Excelente o post. Divide muito bem as definições. E trabalha de maneira clara. Dá pra perceber que o grupo (ou quem postou) tem os conceitos bem definidos na cabeça. Abraços