Parabéns, Brasília...

/ Category:




www.venhaparabrasilia.com.br

Eventos, notícias, informações turísticas.
Não deixem de conferir.

Participem...

/ Category:

Vivo? Patrocinadora oficial da Seleção Brasileira...

/ Category:

A história DELAS contada por nós...

/ Category:

A partir de agora, iniciaremos uma série com quatro temporadas... Afinal, esse negócio de séries está em alta. Então, vamos aproveitar o embalo de Lost, 24 horas, CSI, The O.C. e companhia... Tudo bem que a nossa não tem lá 'aqueeeeele' mistério ou 'aqueeeeele' ator lindo, muito menos 'aqueeeeles' romances. Mas, enfim... É uma série. Estamos aceitando sugestões de nomes, ok?
A primeira temporada, irá contar, em alguns episódios, um pouco da história da empresa Vivo S.A, dos seus serviços, da sua tecnologia, dos seus índices de qualidade. Enfim, a idéia é fazer com que todos conheçam as empresas de telefonia móvel atuantes no Distrito Federal. Alguém sabe me dizer por quê escolhemos iniciar esse trabalho pela Vivo? Maiores informações, no primeiro episódio. Aguardem.



Distrito Federal tem mais celulares que habitantes.

/ Category:

Em qual documento devemos acreditar?

/ Category:

calendario.jpg image by papofurado




Para que possamos esclarecer os boatos e acrescentar informações importantes com relação à Campanha de Vacinação contra a influenza H1N1, lançada pelo Ministério da Saúde, nada melhor do que analisar os documentos que estão circulando na internet e que estão deixando muitas pessoas inseguras e sem saber em qual informação realmente acreditar.
Antes de iniciar a análise dos três documentos propostos, acreditamos que é necessário expor e explicar conceitos fundamentais para o entendimento e para a análise diplomática e topológica dos mesmos.


- Documento eletrônico: a informação gerada, enviada, recebida, armazenada ou comunicada por meios eletrônicos, ópticos, opto-eletrônico ou similares. (Art. 2°, Projeto de Lei 4906/01).


Todo documento eletrônico deve possuir dois pressupostos para ter força probante: autenticidade e integridade.


- Autenticidade: conjunto de elementos que caracterizam a confiabilidade de um documento. Para que um documento seja autêntico, necessita ser criado/elaborado por entidade competente e possuir elementos que garantem a sua existência (assinatura, por exemplo). Esses elementos irão validar o documento, demonstrando quem é seu autor e que este assume e concorda com o conteúdo e informações ali presentes.


- Integridade: é a possibilidade de atestar a inteireza do documento eletrônico após sua transmissão, bem como apontar eventual alteração irregular de seu conteúdo.


- Veracidade: esse conceito auxilia o profissional no entendimento sobre o que é falso e verdadeiro. Diferente da autenticidade, que analisa o documento isoladamente, a veracidade, avalia o contexto em que o documento está inserido e constata se o mesmo foi criado/elaborado a partir de afirmações honestas.


'Enquanto a autenticidade está voltada para o processo de criação do documento, a veracidade está ligada diretamente a qualidade das informações que compõem este certificado.' (Lopes, 2005).

Segundo Luciana Duranti, a autenticidade e a veracidade são elementos independentes entre si. Isto é, para que um documento seja autêntico, basta que este demonstre o que realmente está transmitindo, mesmo que este documento abranja informações não verdadeiras. Quando um documento é autêntico e verídico, simultaneamente, é considerado um instrumento de prova genuinamente arquivístico.


Documento 1. E-mail;

O documento em questão não possui elementos que garantam a sua autenticidade e integridade. Isto é, não é assinado e não possui data (nem cronológica e nem tópica), hora ou local. Não há como saber quem ou que entidade competente o criou e nem que atividade o gerou. O conteúdo por ser facilmente modificado; além de não possuir fonte segura. Vale ressaltar que o seu conteúdo pode ser verídico.


Documento 2. Notícia publicada no portal do Ministério da Saúde;

O documento possui título, assinatura, data cronológica e identificação da entidade produtora. O conteúdo foi publicado em um site oficial, que garante confiabilidade ao documento. A partir da identificação desses elementos, podemos garantir a sua autenticidade.


Documento 3. Nota de esclarecimento;

A autenticidade desse documento é duvidosa, uma vez que o mesmo não foi publicado em site oficial, que a fonte é desconhecida e que o seu conteúdo pode ser modificado. Apesar da identificação da entidade produtora, que é o Ministério da Saúde, qualquer pessoa pode ter o criado e disponibilizado para upload.





Dúvidas? Elogios? Maiores esclarecimentos? Deixe um recado, comente. Será um prazer receber a sua visita.

Para sorrir e para usar como toque do seu celular...

/ Category:




'Um dia sem rir é um dia desperdiçado.' (Charles Chaplin)

Voz: Nelson Machado

Empresas de telefonia móvel: você está satisfeito?

/ Category:




Ninguém pode negar que os profissionais das áreas de publicidade e propaganda despertam o interesse dos consumidores, afinal são diversas as técnicas para criar e manter a boa imagem de produtos, de serviços, de empresas e de pessoas. E é claro que com as empresas de telefonia móvel não seria diferente. Sem dúvidas: elas possuem alto padrão de publicidade nos meios de comunicação em massa. Maaas, entretanto e todavia, nem tudo é perfeito. E como você e a metade da torcida do Mengão (o que significa dizer que é muita gente, claro) sabem que as empresas de telefonia móvel estão quase sempre (para não dizer sempre) nas listas negras dos PROCONS; ou seja, no ranking das empresas que tiveram grande número de reclamações. Em geral, os clientes se queixam por cobranças indevidas, pela má prestação de serviços e pelo descumprimento contratual.
Estar satisfeito com determinada empresa é relativo; para alguns, os serviços prestados funcionam normalmente; para outros, a dor de cabeça nunca parece ter fim. Então, resolvemos criar esse espaço para a troca de informações, de reclamações, de opiniões. Você está satisfeito com a sua prestadora de serviços? Sinta-se livre para se gabar das promoções exclusivas da sua operadora; e sinta-se mais livre ainda para 'xingar' aquela atendente que pediu, em momento de extrema tensão: 'o senhor poderia estar aguardando só mais um momentinho para que eu possa estar verificando o seu problema?'


Enfim. Participem. E não deixem de conferir o Ranking das Prestadoras de Serviço Móvel Pessoal - Reclamações na ANATEL.




5 coisas que você não sabia que um celular pode fazer.

/ Category:

Fotos? Internet? Mp3? O gadget mais popular do mundo é capaz de coisas que você nem imaginava.



Dar prazer ou um belo susto.


Nos EUA, quase todas as pessoas têm celular – e 50% dos adultos admitem que usam (ou já usaram) um vibrador erótico. Por isso, surgiu o Dildroid: um programinha grátis, compatível com o celular do Google, que transforma o aparelho em vibrador – que pode inclusive ser ligado e desligado a distância pelo parceiro(a), via mensagem de texto.




Prever terremotos.


O Japão é a terra dos celulares – e dos terremotos também. Por isso, as operadoras locais resolveram juntar o útil ao desagradável e criaram um serviço para mandar alertas de terremoto via SMS. Os dados vêm de uma rede de 200 sensores espalhados pelo país, capazes de dar o alerta com antecedência de até um minuto.




Fazer a guerra.


Além de acessar a internet e baixar joguinhos, agora os soldados americanos no Iraque também podem usar seus iPhones para o que realmente interessa. Tudo graças ao programa BulletFight, que transforma o celular em calculadora de tiro – ele computa a temperatura, a umidade, a altitude e o vento, prevê seu efeito na trajetória da bala e diz exatamente como ajustar o rifle para acertar alvos a até quilômetro de distância. George W. ficaria orgulhoso.


Diagnosticar doenças.


Pegue um celular com câmera (de pelo menos 3 megapixels), encaixe nele algumas lentes e pronto: você tem em mãos um microscópio portátil com zoom de 60x, capaz de enxergar os micro-organismos causadores da malária e da tuberculose em amostras de sangue ou catarro. A gambiarra, que foi ideia da Universidade de Berkeley, custa US$ 75 (mais o celular).



Medir a fome na África.



Quanto antes a pobreza for denunciada, mais rápido chegará ajuda. Baseada nessa premissa, a Unicef criou o RapidSMS: um sistema em que os agentes de saúde da Etiópia e do Malaui (país do sudeste da África) registram, digitando no celular, o peso e a altura das crianças. Isso permite que os governos locais vejam, em tempo real, todas as estatísticas da fome. Só falta acabar com ela.





Fonte: Edição 272, dezembro de 2009.

Superinteressante Edição 272 - A Verdade sobre a Força da Maçonaria

Brasil tem mais de 176 milhões de acessos móveis.

/ Category:

O Brasil chega, no mês de fevereiro de 2010, ao número de 1.171.778 de celulares em operação no país, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Do total de telefones móveis, 145.911.676 (82,54%) são pré-pagos; os demais 30.859.362 (17,46%) pós-pagos. Ainda segundo a ANATEL, a empresa Vivo continua na liderança do mercado.

Confira reportagem completa em:





Ver imagem em tamanho grande

Reflexão importante.

/ Category:

Com o advento das novas tecnologias, o telefone celular destaca-se pela modernidade e popularização. Isto é, são objetos atraentes pela variedade de modelos e recursos e que fazem parte do cotidiano de todas as pessoas, independente de faixa etária, situação econômica ou classe social. Quando lançado era somente usado para falar; atualmente, reúne, em um único aparelho, as funções de vários outros eletrônicos: serviços de mensagens, acesso à internet, agendas eletrônicas, câmera digital, jogos, MP3, entre outras.

Diante do exposto, ficam alguns questionamentos para os nossos queridos amigos: a popularização do celular é um fenômeno motivado por uma necessidade real? As pessoas os adquirem por uma questão de integração social, ou seja, almejam ter o que todos têm? Esse fenômeno da comunicação é mero desejo de consumo que foi aflorado pela indústria cultural, através de um grande investimento em publicidade e avanços tecnológicos?


Pausa para sorrir...




Enfim, sintam-se a vontade para responder, debater, brigar e questionar.


Correndo atrás do prejuízo...

/ Category:


De acordo com o Dicionário de terminologia arquivística, a diplomática é a 'disciplina que tem como objetivo o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos'. Para o grupo, de maneira geral, a diplomática é a ciência que analisa a autenticidade e a integridade dos documentos.









Devagar, quase parando...

/ Category:


Greve + feriado + chocolate + cerveja + amigos = preguiça.


A caveira, para alguns, significa morte. Para outros, o renascimento. Ainda tem os que preferem associá-la ao perigo. Resumindo: o nosso blog estava morto e o professor muito bravo (perigo?). Então, preguiças e picaretagens a parte, estamos ressurgindo (renascendo?) das cinzas. Diz aí: ótima (péssima!) associação, não é mesmo? rsrs.


Então, vamos aos trabalhos...